terça-feira, 17 de abril de 2012

Como funciona o meaVOX?

O meaVOX baseia-se em célulasmapas. Uma célula contém todas as informações associadas a uma ideia ou conceito, como imagem, som, texto, posição na tela do dispositivo, cor de fundo, etc. Um mapa é uma descrição de um determinado conjunto de células e suas ligações. A figura abaixo mostra um exemplo, onde o diagrama à direita projeta o que deve acontecer ao se escolher a célula "EU QERO" e as imagens à esquerda indicam o que o meaVOX produz ao se escolher esta opção, ou seja, abre uma nova tela com as opções projetadas pelo mapa ("BEBER", "COMER", "VER", etc).


Desta forma, é possível definir-se mapas diferentes para situações ou níveis de compreensão diferentes. Pode-se definir um mapa apenas com imagens que expressem idéias "soltas", sentimentos ou decisões (tipo "SIM" ou "NÃO"), sem desdobramentos, para usuários iniciantes. Por outro lado, pode-se criar mapas complexos, com até 5 níveis de desdobramentos (por exemplo: "EU QUERO" - "BEBER" - "SUCO DE" - "ABACAXI" - "GELADO"), para usuários "avançados". Pode-se ainda ter mapas para situações específicas, como em viagens (onde novas situações podem ocorrer). E todos estes mapas podem ser todos carregados no dispositivo, sendo uma opção de configuração do software a escolha de qual utilizar.
A imagem, o som (áudio de verbalização), o texto, a cor de fundo, a posição na tela do dispositivo são todas informações definíveis pelo usuário. Portanto, fotos, imagens da Internet, desenhos escaneados ou qualquer imagem em arquivo JPG pode ser utilizado. Da mesma forma, qualquer arquivo WAV pode ser utilizado como áudio de verbalização. Naturalmente, pode-se gravar a própria voz.
Desta forma, o mapa pode ser totalmente montado/configurado para as necessidades/nível da pessoa que irá utilizá-lo.
Até o próximo post...
Gustavo

Nenhum comentário:

Postar um comentário