quinta-feira, 26 de abril de 2012

Como um Mapa é configurado?

Olá
Como já comentei, o meaVOX é bastante configurável; tanto na construção dos Mapas como na sua operação. Vejamos como é a construção de um Mapa do meaVOX.
Para a definição da estrutura de um Mapa existe o programa mvBuilder, desenvolvido especificamente para este fim, que roda em um computador normal (notebook ou desktop) e que complementa o meaVOX. O mvBuilder foi desenvolvido tendo a facilidade de uso em mente. Por isso ele não tem menus, popup menus, hot-keys, entre outras ferramentas de produtividade (atalhos que aumentam a velocidade de uso de um software). Aqui não queremos pressa, mas sim permitir que o maior número de pessoas sem experiência no uso de computadores possa utilizá-lo. A tela do mvBuilder é mostrada na figura abaixo. Nesta tela estão todos os comandos necessários à definição de todas as informações que farão parte do Mapa a ser utilizado pelo meaVOX.


À esquerda da tela é apresentada a estrutura em forma de árvore (como o Windows Explorer faz com as pastas e arquivos). Com esta estrutura conseguimos ver quais os desdobramentos já foram definidos para cada célula. Por exemplo, na tela mostrada acima, temos 4 células definidas: a célula de identificação (com a figura de um rosto de menino - poderia ser a foto da criança), a célula da agenda (com o desenho de um menino do lado de um calendário), a célula "Eu Quero" e a célula "Eu Estou".
Como podemos observar na figura, podemos definir, para cada célula individualmente, a imagem, o texto, o som (a ser verbalizado), a cor de fundo e a posição que a célula (na verdade a sua imagem) irá ocupar na tela do dispositivo móvel. Assim, podemos ver na figura abaixo a associação destas definições, apresentadas no celular.


Repare que, na estrutura da esquerda (no mvBuilder), as células "Eu Quero" e "Eu Estou" possuem um "+" do seu lado esquerdo. Isto indica que há opções a serem mostradas quando o usuário selecionar uma destas células (no meaVOX). Se abrirmos a célula "Eu Quero" (como fizemos abaixo), serão mostradas as células possíveis de serem selecionadas quando esta célula ("Eu Quero") for clicada no dispositivo com o meaVOX. Observe a figura a seguir...


Quando a criança escolher (no celular) a célula que representa "Eu Quero", o meaVOX irá apresentar as opções definidas para aquela célula (no caso, "Beber", "Comer", "Brincar", "Ver" e "Ir"). Note que cada uma destas opções possui suas próprias opções, e assim por diante...

Uma observação: as células de identificação e de agenda são consideradas células especiais, e serão explicadas em um próximo post.

Até lá.
Gustavo


Nenhum comentário:

Postar um comentário