sexta-feira, 13 de abril de 2012

Um pouco de história

O meaVOX surgiu dentro do projeto ADACA - Ambiente Digital de Aprendizagem para Crianças Autistas - (coordenado pela professora Vera Lúcia Caminha), desenvolvido no Polo Universitário de Volta Redonda da Universidade Federal Fluminense, em seu Instituto de Ciências Exatas (ICEx), no qual eu trabalho. Nas primeiras reuniões a fonoaudióloga Priscila Félix, que participa do projeto, comentou sobre um game portátil com um software (importado) que verbalizava palavras e expressões à medida que se tocava em figuras apresentadas em seu visor sensível ao toque.
Isto logo me chamou a atenção e me fez pensar que poderíamos desenvolver algo parecido, mas para celulares. O celular (aparelho de telefonia móvel) com uma tela sensível ao toque já está bem difundido e não apresentaria maiores dificuldades de operação. Outra vantagem seria o seu tamanho (cabe no bolso), eliminando o fichário utilizado pelo método PECS, no qual o software inicialmente se baseou.
Assim nascia o meaVOX...

Tela do primeiro protótipo do meaVOX (Ago/2011)

Como pode ser observado no vídeo do post anterior, com o meaVOX configurado convenientemente (explicarei sobre a configuração em um post futuro) pode-se prover à pessoa não-verbal recursos alternativos para que ela se comunique com outras pessoas verbalmente, através de um dispositivo móvel (celular ou tablet). Imagens são apresentadas em uma tela inicial e, de acordo com a seleção de uma imagem, o software abre novas telas com alternativas coerentes com a imagem selecionada, obtendo-se a construção de uma "frase pictórica" (frase formada por imagens representativas de um pensamento, sentimento, objeto, etc). Esta frase pictórica é verbalizada pelo dispositivo.
Naturalmente, outros recursos foram adicionados a esta operação básica. Em posts futuros explicarei quais são eles.
Gustavo

Um comentário:

  1. Olá,

    É bom fazer parte da equipe!
    Com certeza teremos mais novidades sobre o meaVOX.
    O blog ficou muito bom.

    Abraços
    Priscila

    ResponderExcluir